Você talvez não saiba como é feito o Tratamento para dependência química, mas, aqui você terá as informações que esteja procurando. Saiba que o tipo de ajuda mais adequado para cada dependente, irá depender de suas características pessoais, como também da quantidade e o padrão de uso de substâncias e se já apresenta algum problema de ordem emocional, interpessoal ou física que sejam decorrentes desse uso abusivo.

Veja como é feito o tratamento para dependênciaquímica

tratamento para dependência química

A avaliação do dependente químico poderá envolver muitos profissionais entre eles: psicólogos, psiquiatra, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais da saúde. E quando é diagnosticada, a dependência química deverá contar com acompanhamento a médio e longo prazo para assim assegurar o sucesso do tratamento que pode variar de acordo com a gravidade da doença e a progressão.

Tipos de tratamento para dependência química confira a seguir

Saiba que a desintoxicação é a fase inicial de todos os tipos de tratamento para as pessoas que são dependentes químicos. Sendo que a desintoxicação aguda pode durar entre 20 a 45 dias, sendo uma das etapas mais importantes do tratamento. Vale ressaltar que o sucesso dessa etapa é um fator determinante para preparar o dependente químico para as próximas fases do tratamento.

A psicoterapia é outra fase, que consiste em um processo que propõe a combinação de terapias de suporte psicológico com medicamentos. São muitas fases e cada uma é estabelecida de acordo com a percepção do profissional quanto as principais necessidades do paciente.

Na fase dos medicamentos, devem ser escolhidas de maneira criteriosa e também monitoradas pelo os responsáveis do tratamento. Isso porque, muitas vezes, é preciso uma prescrição de analgésicos para reduzir as dores de cabeça como também no corpo que acabam surgindo durante essa fase de desintoxicação.

Já na fase de internação, as instituições que são especializadas em recuperação de pessoas que são dependentes químicos aumentaram os tratamentos que são destinados ao apoio a quem não consegue superar esse problema sozinho. Por isso há internação involuntária, que é feita sem o consentimento do dependente químico, como há a internação voluntária, que por sua vez o dependentequímico é ciente que precisa de ajuda.

Tratamento para alcoolismocomo é feito veja a seguir

Não há cura para quem é dependente do álcool, mas, existe tratamento para os alcoólatras, que na maioria das vezes, nega o consumo abusivo do álcool. Para fazer o tratamento do alcoolismo é necessário saber qual é o nível e a gravidade da dependência para que o tratamento adequado seja realizado.

Algumas clínicas fazem tratamento com ibogaína, substância que extraído de uma planta chamada Íboga, sendo considerada eficaz no tratamento para dependência química. Isso porque é capaz de impedir a síndrome de abstinência de opiáceos. Porém, o tratamento com essa substância é consideradoseguro, se o tratamento com ibogaína for realizado com profissionais que realmente tenha conhecimento dessa substância.

Você viu que o tratamento para dependência química tem algumas fases e que há duas maneiras de internar alguém que esteja consumindo droga de forma abusiva. Quer saber mais sobre esse assunto?

Tire as suas dúvidas nas próximas matérias aqui no blog!

Related Post

Deixe um comentário