Ao negociar a venda da empresa, ou parte de suas ações, você pode criar e obter muito valor. Operações recentes em algumas empresas conhecidas no setor da Internet são uma prova disso.

Se você decidir realizar esse tipo de transação, há alguns conselhos para a negociação que você poderá adotar, mesmo que seja para venda de empresas com dividas.

Saiba exatamente o que você quer e até onde você quer ir

Preparar bem a negociação gera 99% chances de sucesso.

A primeira coisa a examinar é o que você deseja alcançar e o que não é aceitável para você. Você deve marcar o ponto em que se retirará, ou seja, o ponto em que a operação não compensa.

Dessa forma, você estabelece quando fecha contrato e deve ficar clara sua estratégia de concessão e em que aspectos podem ocorrer à venda de empresas com dividas.

Analise por que você deseja vender ou comprar, quais são suas restrições, em que múltiplos foram feitas outras aquisições, quais são as possíveis associações.

É essencial que você acompanhe as oportunidades que o comprador tem durante todo o processo e descubra quais são as motivações econômicas dele? Quanto ele e você esperam ganhar com a venda de empresas? Por que você e ele querem isso? O que você pretende fazer com isso?

Tenha alternativas

Negociar com um único comprador não é aconselhável. Conheça as motivações do comprador.

Confiabilidade da informação

Você deve dizer toda a verdade para construir confiança e, principalmente, reduzir a sensação de risco.

Estabeleça a estrutura correta para a negociação, principalmente, porque as pessoas certas estão nela, no momento mais apropriado e no local mais conveniente para você.

Identifique o tomador de decisão na outra parte e, sobretudo se o seu interlocutor é treinado ou não para fechar o negócio. Construa um relacionamento pessoal com a outra parte.

Negocie

Procure conselho profissional, principalmente se você não tiver tempo para negociação. Quanto aos aspectos da negociação mais simples ou mais complicada, há uma divisão de opiniões a esse respeito.

Para alguns é recomendável negociar por pacotes, e não aspecto por aspecto como é para outros. Analise quais aspectos a outra parte valoriza mais e tente valorizá-los para crescer o retorno um pouco mais.

Faça a primeira oferta, se você conhece a melhor alternativa de negociação da outra parte. Faça a outra parte sentir que negociou bem e que se sinta como um vencedor.

Aplique a regra do ponto médio, se você tiver feito bem o dever de casa, a negociação deve terminar a um preço médio entre a primeira oferta e a primeira contraoferta.

Não negocie como se você fosse o último comprador ou no caso de você ser o último vendedor. A técnica do ter pouco tempo funciona bem nas negociações.

É possível ver algumas negociações “caírem por terra” justamente por não seguirem os pontos anteriores, principalmente o referente ao acompanhamento profissional. Algumas venda de empresas não consideram necessário e ainda assim é a que facilita a maioria dos acordos e a maior criação de valor

Gostou das dicas? Leia mais artigos como esse em nosso blog.

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.