Provavelmente, você já ouviu falar de terapeuta, embora possa não saber exatamente o que esse profissional faz.

Inclusive, é bem comum ver conhecidos dizendo que conversaram sobre determinado assunto com o seu terapeuta ou que têm consulta com um terapeuta.

terapeuta

No entanto, de que se trata isso? É o mesmo que um psicólogo? O que o terapeuta faz, de fato, para ajudar os seus pacientes?

Todas essas perguntas podem causar nas pessoas mais leigas uma certa resistência a fazer terapia com esse tipo de profissional, mas é bem simples compreender o que ele faz e o que se pode esperar das sessões.

Veja agora o que é um terapeuta e o que o seu acompanhamento proporciona aos pacientes.

Primeiro, do que se trata?

A verdade é que, quando se fala em terapeuta, pode-se estar falando de um psicólogo ou de um psiquiatra, sendo ambos profissionais que lidam com a saúde mental e emocional, mas de maneiras diferentes.

Sendo assim, a terapia pode ser tanto uma sessão com psicólogo quanto uma sessão com psiquiatra e as duas funcionam de forma parecida.

No geral, o terapeuta é a pessoa formada em Psicologia ou, se for psiquiatra, ela faz Medicina e depois de especializa em Psiquiatria.

De forma geral, são pessoas aptas a identificar transtornos emocionais e mentais e, quando se fala assim, alguns podem ter má impressão. Porém, trata-se de diagnósticos bem comuns da sociedade atual, como a ansiedade.

Ele faz receita de remédios?

Não é todo terapeuta que pode fornecer uma receita: apenas se ele for psiquiatra. Nesse caso, o profissional está apto a realizar o que é chamado de terapia medicamentosa, o que quer dizer a ministração de ansiolíticos, antidepressivos e outros.

Já aquele que é psicólogo não pode fazer esse tipo de prescrição, focando sua metodologia apenas na conversa com os pacientes e na compreensão dos seus sentimentos.

Qual é o principal papel desse profissional?

Independente se é psicólogo ou psiquiatra, a principal função desse tipo de profissional é ajudar os pacientes a descobrir quais são as coisas que funcionam como um gatilho para o seu problema e, muitas vezes até mesmo a identificar que existe um problema.

Para tanto, é comum que haja sessões de conversas e é sempre o paciente que tem a última palavra, ou seja, é ele que determina o que ele vai contar na terapia.

No entanto, é normal que o profissional vá fazendo perguntas a fim de encorajar esse paciente a relatar as coisas que são necessárias para que o tratamento possa ter um andamento mais satisfatório.

Contudo, como já falado, o paciente tem autonomia para dizer que não quer tratar daquele tema naquele momento e é por isso também que o tratamento pode durar por bastante tempo: porque é preciso que o paciente se sinta seguro e à vontade para falar de coisas mais profundas com o terapeuta.

Quanto custa o tratamento?

A maior surpresa de muitas pessoas é saber que se pode fazer tratamento sem pagar absolutamente nada!

Isso porque o Sistema Único de Saúde (SUS) também proporciona acompanhamento psicológico à população, ou seja, as pessoas também podem fazer seu tratamento terapêutico sem custo!

Não importa qual é a renda da família: todas as pessoas podem sim ser atendidas em sua terapia pelo fato de a saúde como um todo ser dever do estado.

O único detalhe é que, quando se trata de fazer terapia pelo SUS, é comum que demore para que uma vaga apareça e, por isso, os interessados têm de ficar aguardando. Fora isso, o atendimento psicológico é uma certeza para quem vai em busca do SUS.

Que saber tudo sobre terapeuta? Venha ler hoje nosso https://johnsdrymedia.com!

Related Post

Deixe um comentário