Transformadores trifásicos assim como os monofásicos, tem sua devida importância em circuitos elétricos transmitindo energia entre o gerador e o consumidor.

Analogamente em sistemas menores eles chegam impactando diretamente sua utilização nos quadros de comando. Considerando os quadros de comando é de suma importância sua utilização.

A utilização de um transformador trifásico ou monofásico nos quadros de comando trás algumas vantagens. Por exemplo, são bem menores e mais leves comparados aos tradicionais.

Sabe-se que um transformador é de suma importância quando o assunto é transmitir energia de um circuito para o outro. Dessa forma é possível controlar a impedância em um circuito.

O que realmente é um transformador trifásico?

Assim como um transformador convencional o transformador trifásico tem por seu princípio a transferência de energia de um circuito para o outro. Ele  faz a transferência e ainda você pode regular a tensão do circuito.

Similarmente ao transformador monofásico para o trifásico fazer a transferência de energia é necessário que ele crie um campo eletromagnético.

Com tudo para poder criar o campo eletromagnético variável é preciso cumprir primeiro um pré-requisito. É extremamente importante que o circuito esteja ligado em uma corrente alternada.

Ao ligar o transformador trifásico em um circuito com corrente alternada cumpre o requisito que compete ao transformador criar um campo eletromagnético variável.

De fato a corrente alternada cria uma oscilação no sistema permitindo que o transformador crie um campo eletromagnético variável. O termo variável se dá pelo fato de está ligado a um circuito com corrente alternada.

Como é o seu funcionamento?

Pelo fato de estar procurando informações sobre transformador trifásico subentende que saiba o funcionamento de um transformador monofásico. Ao se instruir como o monofásico funciona o trifásico é semelhante.

Similarmente o transformador trifásico a grosso modo pode-se dizer que é três transformadores monofásicos. Como um monofásico funciona por indução de tensão o trifásico seguirá a mesma linha de raciocínio.

Resumidamente o monofásico funciona da seguinte maneira. Existem duas bobinas de cobre com um núcleo. Dessa forma é possível criar um campo eletromagnético através da corrente alternada induzindo a tensão.

Analogamente o transformador trifásico funciona de maneira igual, assim como o nome trifásico lembra três fases, ou seja, são três bobinas. Além disso, cada bobina tem em seu corpo dois enrolamentos.

Com tudo os transformadores trifásicos são compostos por três bobinas cada uma delas com dois enrolamentos cada. Desse jeito o transformador trifásico consegue realizar tensões simples e tensões compostas.

Todavia é normal se perguntar se os transformadores vão até os trifásicos. Contudo não para por aí, existem transformadores monofásicos, trifásicos e polifásicos com quatro ou mais fases dependendo do número de fases.

O funcionamento se baseia analogamente quatro bobinas ou mais, o número de bobinas segue o número de fases. Cada bobina acarreta dois enrolamentos com o mesmo princípio de indução eletromagnética.

Os transformadores trifásicos podem ser classificados em dois grupos que dividem esses equipamentos. São eles transformador de força e transformador de distribuição.

Transformadores de força: Encontrado geralmente em  concessionárias e subestações de energia. Ele funciona gerando, transmitindo, e distribuindo energia.

Transformador de distribuição: Tem por sua função principal rebaixar a tensão entregue aos clientes. Normalmente encontrado em postes de alta tensões ou subterraneamente variando o enrolamento e a tensão.

Suas aplicações e diferença de um transformador convencional

Transformadores trifásicos tem uma gama de utilização, atendendo principalmente áreas comerciais e áreas industriais. Adquiriu forte ênfase em distribuidoras de energia para grandes redes de energia.

Os transformadores trifásicos se adequam a qualquer tipo de situação, seja ele de força ou de distribuição. Independentemente se utilizado em grandes redes elétricas ou em pequenos circuitos de laboratório.

No votes yet.
Please wait...